IMOBILIÁRIA Bom dia!   25 de abril de 2024
Como obter seu imóvel através do consórcio
 

Obtendo seu imóvel por consórcio

 

O consórcio deixou mais próximo o sonho da casa própria, trazendo muitas vantagens. Ao adquirir uma cota, o consorciado desfruta de isenção das parcelas quitadas por lance, pode dar lance embutido e as parcelas antecipadas valem como lance. O lance também pode reduzir o valor das parcelas, o FGTS pode ser usado como lance e há varias modalidades de contemplação. Para completar, existem o lance fixo em 25% e ainda o lance livre. Uma assembléia geral ordinária é realizada mensalmente em dia, hora e local informados pela administradora, para a contemplação dos consorciados ativos no grupo.

 

O normal é que, por sorteio e lances, conforme a disponibilidade do caixa, um ou mais participantes do caixa, um ou mais participantes do grupo acabem recebendo sua carta de crédito no valor do plano a que aderiram, independendo do numero de prestações que já tenham pago. É possível também dar lances utilizando os recursos da conta do FGTS do consorciado: 100% do saldo do FGTS pode ser utilizado dessa forma. Para tanto, o consorciado deverá apresentar o extrato da conta do fundo de garantia à administradora.

 

Mais: o consorciado contemplado pode comprar seu imóvel por um valor menor que a Carta de Crédito. O troco da Carta de Crédito serve para o pagamento das obrigações financeiras vinculadas ao imóvel, em favor de cartórios ou seguradoras, limitado a 10% do valor da Carta. Também serve para quitar as prestações vincendas na forma estabelecida no contrato de adesão, ou para a devolução do credito em espécie ao consorciado, quando suas obrigações financeiras para com o grupo forem totalmente quitadas. O valor da prestação e do crédito são atualizados a cada 12 meses da inauguração do grupo. O índice empregado para a correção é o INCC.

 

Ao adquirir uma cota de consórcio de imóveis, leia atentamente o contrato e peça os esclarecimentos que julgar necessários. Todos os direitos e obrigações dos consorciados estão estabelecidos no contrato. É importante procurar uma administradora conhecida no mercado. Para isso, é só procurar o site do BC ou da ABAC.

Fonte: Opovo - Morar Bem - edição agosto 2007



< voltar
E-MAIL : alibio@consultacn.com.br       
FONES : Manaus-AM (92) 8215.5511 / Fortaleza-CE (85) 9988.0077 / São Luis-MA (98) 8182.7777
2007 © Todos os direitos reservados à CONSULTACN Ltda.  ss