SECURITÁRIA Bom dia!   29 de março de 2024

Sua Segurança - Muito Importante  
   
 

Segurança

 

Em nosso dia-a-dia estamos expostos a acontecimentos desagradáveis como roubo, perda de documentos, entre outras situações, porém, isto pode ser evitado tomando-se alguns cuidados básicos, veja abaixo:

 

Aproximando-se do Veículo

 

- Fique atento ao se aproximar de sua garagem. Se notar alguém suspeito, dê algumas voltas antes de entrar em casa. Caso ele permaneça no local, chame a polícia.

- Grande parte dos roubos, ocorre quando o motorista está entrando ou saindo do veículo. Se você notar algum suspeito próximo do seu carro, passe reto e volte mais tarde.

- Locais em que é comum aguardar passageiros atraem os ladrões. Evite estacionar perto de escolas, hospitais e, principalmente, estações do metrô. Sempre que possível, use estacionamento.

- Nunca fique dentro do veículo quando parado. Se for, absolutamente necessário permanecer no carro, mantenha o motor ligado.

- Nesse caso, não estacione em local do qual você não possa sair rapidamente.

- Acostume-se a dirigir, sempre, com as portas travadas e vidros fechados. Pode não ser muito confortável, mas ajuda a evitar o roubo. Quando você estacionar, mesmo que seja por um minuto, mantenha as portas e vidros fechados.

- Documentos e chaves de reserva devem ficar fora do carro, assim como talões de cheques e cartões de crédito.

- Travas e dispositivos eletrônicos dificultam o trabalho do ladrão, embora não impeçam o roubo.

- O suspeito nem sempre tem cara de suspeito. Mas todos têm o mesmo reflexo condicionado: ficam olhando em volta, nervosamente. Vindo pela frente, a média distância, andam lentamente e tentam passar a impressão de que não irão em sua direção. Vindo por trás, tentam ficar no ângulo morto de seu retrovisor.

LEMBRE SEMPRE: Se o seu carro está no seguro, você não tem qualquer motivo para impedir o roubo, colocando sua vida em perigo.

Cuidado Com Documentos

- Preste atenção aos prazos de entrega de talões de cheque pelo correio.
Um golpe cada vez mais usado é o roubo de talões na própria agência do correio. Se o seu talão ou cartão não chegou em tempo, procure o banco.

- Caso seu cartão ou talão de cheques tenha sido roubado, antes de chegar à sua casa ou escritório, você deve pedir ao banco o cancelamento. Sustar, só se o cartão ou talão foi roubado ou extraviado depois do recebimento. A diferença é que, no primeiro caso, a responsabilidade é do banco e não sua. Você não pagará as taxas para suspensão de pagamentos, nem responderá pelos cheques emitidos.

- Mesmo cancelando os cheques, os serviços de consulta e cobrança oferecidos a comerciantes podem ameaçar o bloqueio de seu crédito a partir do número de seu CPF. É uma tentativa de chantagem e de extorsão. Repasse o problema ao banco, a quem cabe toda a responsabilidade pelo que acontecer.

- Assim que o banco tiver retido todos os cheques roubados ou extraviados, solicite a suspensão da restrição, para evitar constrangimentos em lojas.

- Evite deixar documentos, principalmente originais, em portarias de prédios. Trata-se de uma exigência ilegal. Seus documentos podem ser roubados e a responsabilidade é sua.

- Sempre que possível, saia com cópias autenticadas de seus documentos. Não os deixe à vista.

- De posse de seu nome, número do CPF e modelo de sua assinatura, o criminoso é capaz de aplicar golpes, de operar a transferência de seu telefone, usar seu nome como fiador de compras e outras fraudes.

- Há quadrilhas especializadas em negociar documentos, cartões de crédito e talões de cheques. Eles podem ser utilizados, para abertura de contas, compras e outros negócios fraudulentos. Até você provar que não sabia de nada, terá tido muita dor de cabeça.

- Fazer um boletim de ocorrência registrando perda, desvio, furto ou roubo de documentos é indispensável.

- Se você já não sai de casa com jóias ou relógios caros, evite usar, também, bijuterias que atraiam atenção dos ladrões.

- Atenção redobrada quando entrar em locais cheios, como lojas e shopping centers. Não exiba dinheiro em público e prefira sempre pagar com cheque ou cartão de crédito.

- Qualquer que seja a situação, fique atento. Carregue sua bolsa ou pertences com cuidado junto ao corpo e do lado de dentro da calçada. Não os deixe soltos em restaurantes e lojas. Não são raros os casos de roubos dentro desses estabelecimentos.

LEMBRE SEMPRE: bancos, estacionamentos, supermercados, instituições diversas e casas comerciais, também, costumam fazer seguros para proteger seus clientes.

Segurança em Casa

- Quando for tirar cópias de suas chaves, escolha chaveiros que trabalhem longe de sua casa. Dê preferência a profissionais estabelecidos e que tenham seus telefones registrados no catálogo telefônico.

- Dedique algum tempo à orientação de seus filhos. Procure se interessar pelo dia a dia das crianças. Aprenda a ouvi-los. Só assim você terá conhecimento da existência de riscos e que recomendações fazer, para evitá-los.

- Seja paciente e procure não provocar resistência às suas orientações. Exagerar na descrição dos perigos nem sempre ajuda. Às vezes podem fazer com que as crianças deixem de acreditar na existência do risco.

- Severidade demais na crítica a determinado comportamento fará com que seus filhos deixem de revelar situações que ocorrem em suas vidas das quais você deve ter conhecimento.

- Cole perto do telefone uma lista de números úteis: de locais onde você pode ser encontrado, parentes, amigos próximos, vizinhos e também, o 190 da Polícia Militar.

- Evite deixar seus filhos em casa com colegas e amigos, sem a presença de adulto responsável. O entusiasmo aflora com a súbita liberdade e a tendência é buscar emoções fortes, como subir em telhados ou brincar com fogo. É quando resolvem descobrir que gosto têm as bebidas alcóolicas. Raramente, lembram que a porta ficou aberta ou que o fogão ficou ligado.

- Insista com seus filhos: eles devem informar sempre onde estarão, se vão se atrasar ou se foram para a casa de algum amigo. É muito importante dispor de todos os telefones onde é possível localizá-los.

- Cheque a identidade de entregadores, técnicos de telefone ou de aparelhos elétricos. Dê preferência a empresas especializadas que podem ser encontradas depois, em caso de problemas.

LEMBRE SEMPRE: Se sua casa e seus bens estão no Seguro, você ficará bem mais tranqüilo!

Segurança no Carro

- Se o pneu de seu carro furou em local perigoso, não corra riscos. Andar 1 ou 2 quilômetros com o pneu baixo ou vazio até uma rua iluminada não vai lhe custar muito mais.

- Não pare na rua para fazer ou receber ligações em seu celular. Especialmente, à noite e em avenidas marginais.

- O mesmo se aplica para telefones públicos. Escolha um local iluminado. Normalmente, postos com atendimento 24 horas possuem telefones públicos.

- Se o seu carro quebrou ou parou por falta de combustível, abandone-o no meio fio ou no acostamento. Você e seus acompanhantes tornam-se alvos fáceis de assaltantes e de outros desastres.

Orientações Adicionais

- Uma simples jaqueta, embrulhos, caixas ou pacotes à vista podem convencer o ladrão a arrombar seu carro. Guarde tudo no porta-malas. Lembre-se: você pode saber que seu embrulho nada tem de valor, quem olha de fora, não.

- Estacionar em local iluminado e distante de árvores pode não evitar o roubo, mas cria dificuldades para o ladrão.

- Não pare o carro para discutir freadas bruscas ou mesmo pequenas batidas, em especial à noite. Com freqüência os ladrões começam dessa maneira o assalto.

- Prefira as pistas centrais. As laterais são mais vulneráveis a fechadas intencionais com o objetivo de assaltar.

- Não reaja e, principalmente, mantenha a calma durante o assalto. Os convênios médicos não cobrem ferimentos gerados por quem tenta se defender. Apenas, o Seguro Saúde dá cobertura para esse tipo de circunstância.

- Caso você tenha tomado todas as precauções e, mesmo assim, não foi possível evitar o indesejável encontro com esse câncer da sociedade, que são os bandidos, mantenha a calma, a sua vida não tem preço!

LEMBRE SEMPRE: Se o seu carro está no seguro, você não tem qualquer motivo para impedir o roubo, colocando sua vida em perigo.

Saindo para Viajar

- Não divulgue suas viagens. Se durarem mais de dois dias, peça a alguém de sua confiança para dar uma passada de vez em quando para recolher a correspondência, por exemplo. Se possível, telefone de tempos em tempos para saber se tudo está em ordem. Desligue a campainha. Se algum ladrão for testar a presença dos moradores, ficará em dúvida.

- Não deixe luzes acesas. Durante o dia, isso significa que não há ninguém em casa. Se a sua ausência for prolongada, peça a um vizinho ou parente que visite a casa para demonstrar movimento, seja abrindo janelas, colocando o carro na garagem, regando vasos ou o jardim.

- Nunca coloque cadeados do lado de fora do portão. É sinal certo de que o morador está viajando.

- A simples aparência de segurança desestimula a ação de assaltantes. Portanto, grades e trancas são de extrema importância, para afastá-los da sua moradia.

LEMBRE SEMPRE: Se sua casa e seus bens estão no Seguro, suas férias serão bem mais tranqüilas!



 
 
E-MAIL : alibio@consultacn.com.br       
FONES : Manaus-AM (92) 8215.5511 / Fortaleza-CE (85) 9988.0077 / São Luis-MA (98) 8182.7777
2007 © Todos os direitos reservados à CONSULTACN Ltda.  ss