|
Gravidez ao volante
|
O Código Brasileiro de Trânsito não proíbe que as grávidas conduzam, mas é preciso tomar alguns cuidados para preservar a saúde da mulher e do bebê. Para o médico e secretário geral da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Alberto Sabbag, a situação de cada gestante deve ser analisada de maneira diferente. “Uma gravidez de risco, por exemplo, torna desaconselhável a direção. É tudo uma questão de bom senso”, afirma.
O médico ressalta que alguns cuidados devem ser observados, como evitar estresse físico e mental, ficar longos períodos na direção e trafegar em vias esburacadas. As pernas das gestantes incham depois de muitas horas em frente ao volante, prejudicando, conseqüentemente, o aparelho circulatório do bebê. Mas se o trânsito não ajuda ou se a viagem é demorada, uma prática que pode ser interessante para as futuras mamães é fazer pequeno intervalos, aproveitando para alongar os músculos do corpo.
Outro ponto importante é o uso do cinto de segurança de três pontos. Ele deve ser colocado com a faixa abdominal passando sobre o osso da bacia, mas abaixo do útero, ou seja, encaixado o mais baixo possível. A outra faixa deve passar entre os seios. “A gestante sempre deve usar o cinto de três pontos, seja na direção ou como passageira. Se o carro não tiver essa opção no banco traseiro, por exemplo, é preferível que ela se acomode na frente”, ensina.
Outra medida importante é ajustar a altura do banco e do volante para que seja respeitada a distância mínima de 15 centímetros entre a direção e a barriga. De acordo com a Abramet, é indicado que o volante fique na posição mais elevada possível, deixando a direção afastada da barriga da grávida. Já o encosto do banco deve ficar perpendicular ao assento, formando um ângulo de 90 graus, o que lhe dará mais conforto e segurança.
Para mais informações, a Abramet disponibiliza a Cartilha Segurança no Transporte de Crianças e Gestantes, disponível para download no site do Departamento Nacional de Trânsito.
Fonte: Bradesco Seguros e Previdência
|
|