SECURITÁRIA Boa tarde!   20 de abril de 2024

Cuidados ao Dirigir Durante a Gravidez  
   
imagem  

Gravidez ao volante

 

O Código Brasileiro de Trânsito não proíbe que as grávidas conduzam, mas é preciso tomar alguns cuidados para preservar a saúde da mulher e do bebê. Para o médico e secretário geral da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Alberto Sabbag, a situação de cada gestante deve ser analisada de maneira diferente. “Uma gravidez de risco, por exemplo, torna desaconselhável a direção. É tudo uma questão de bom senso”, afirma.

O médico ressalta que alguns cuidados devem ser observados, como evitar estresse físico e mental, ficar longos períodos na direção e trafegar em vias esburacadas. As pernas das gestantes incham depois de muitas horas em frente ao volante, prejudicando, conseqüentemente, o aparelho circulatório do bebê. Mas se o trânsito não ajuda ou se a viagem é demorada, uma prática que pode ser interessante para as futuras mamães é fazer pequeno intervalos, aproveitando para alongar os músculos do corpo.

Outro ponto importante é o uso do cinto de segurança de três pontos. Ele deve ser colocado com a faixa abdominal passando sobre o osso da bacia, mas abaixo do útero, ou seja, encaixado o mais baixo possível. A outra faixa deve passar entre os seios. “A gestante sempre deve usar o cinto de três pontos, seja na direção ou como passageira. Se o carro não tiver essa opção no banco traseiro, por exemplo, é preferível que ela se acomode na frente”, ensina.

Outra medida importante é ajustar a altura do banco e do volante para que seja respeitada a distância mínima de 15 centímetros entre a direção e a barriga. De acordo com a Abramet, é indicado que o volante fique na posição mais elevada possível, deixando a direção afastada da barriga da grávida. Já o encosto do banco deve ficar perpendicular ao assento, formando um ângulo de 90 graus, o que lhe dará mais conforto e segurança.

Para mais informações, a Abramet disponibiliza a Cartilha Segurança no Transporte de Crianças e Gestantes, disponível para download no site do Departamento Nacional de Trânsito.

 

 

Fonte: Bradesco Seguros e Previdência



 
 
E-MAIL : alibio@consultacn.com.br       
FONES : Manaus-AM (92) 8215.5511 / Fortaleza-CE (85) 9988.0077 / São Luis-MA (98) 8182.7777
2007 © Todos os direitos reservados à CONSULTACN Ltda.  ss