O Consultor Financeiro Pessoal |
A crescente complexidade da vida financeira e o extenso leque de opções quanto a bens, serviços e investimentos que nos são continuamente oferecidos tornam a decisão correta cada vez mais difícil. Comprar? O quê? Onde? Quando? Como? Aplicar? Quanto? Em quê? Onde? Como diversificar? O Consultor identifica e analisa os objetivos, as necessidades e a situação financeira do Cliente para desenvolver estratégias e soluções personalizadas.
Avalia o perfil de risco de cada um e indica os caminhos a seguir. Implementa e monitora um plano financeiro. Ajuda na preparação do orçamento doméstico, na redução do endividamento, na elaboração das estratégias financeiras pessoais e familiares de curto, médio e longo prazo, no planejamento dos grandes gastos familiares, na decisão quanto à receita por ocasião da aposentadoria, quanto às despesas com escola, quanto à proteção patrimonial e o planejamento sucessório. Poderá indicar profissionais de outras áreas, se isso se mostrar necessário, para assegurar que as metas pretendidas sejam atendidas..
Em países do Primeiro Mundo, onde a profissão existe há bastante tempo, é comum utilizarem-se os serviços de um Consultor Financeiro Pessoal. Ele tanto atua em questões pontuais como na condição de Conselheiro permanente, que por vezes é até consultado por telefone para orientar decisões do dia-a-dia. Há mais de 98 mil Consultores Financeiros Pessoais em todo o mundo, metade dos quais nos Estados Unidos.
< voltar
|